Bayard Umbuzeiro é aquele tipo de empreendedor cuja história se cruza com a história da nossa cidade. É diretor-presidente da TRANSBRASA, presidente da Associação Brasileira de Terminais e Recintos Alfandegados (ABTRA) e autor do livro Santos, 50 Anos em 5, publicado em 2020.
Entre 1989 a 1992, atuou como vereador na Câmara Municipal de Santos e chegou a se candidatar ao executivo no ano de 2020, aos 80 anos, com um plano de governo que priorizava a empregabilidade, educação e segurança pública. Sempre defendeu estudos técnicos para mitigar adversidades e riscos. Em 2018, preocupado com o destino das atividades portuárias no Brasil, idealizou e coordenou a produção de um amplo estudo sobre o setor que culminou com a edição do livro “Em busca de um mar calmo”.
Seu principal empreendimento, a Transbrasa, teve início em 1974 como uma transportadora. Bayard Umbuzeiro inciou como gerente da empresa. Três anos mais tarde, virou diretor e, em 1980, proprietário. Esse passo trouxe uma nova era de pioneirismo para a Transbrasa, que passou também a operar armazenamento e desde então, deixa uma marca na região e no cenário econômico do país com uma mentalidade de liderança que une a experiência e o conhecimento com inovação e espírito empreendedor. A Transbrasa virou uma referência no porto de Santos com seus projetos em Tecnologia da Informação para a melhoria de resultados e produtividade. E tudo isso gerando impacto ao seu redor, porque foi uma das primeiras empresas da região a se conectar com as questões de ESG, com o uso racional de recursos e transparência nas suas ações.
Mas Bayard sempre pensou além do porto, trazendo inovação para a cidade. Foi pioneiro no segmento de TV à Cabo através da Santos Cable TV, que foi vendida para a Canbras. E desde os anos 2000, Bayard planeja e desenha o projeto Santos Vivo, um sonho ambicioso para a Ponta da Praia. Pensado para impulsionar a economia e o desenvolvimento, esse projeto une turismo e porto, as duas principais atividades da cidade. Seu objetivo principal é a diversificação de receitas nas atividades, com terminal de passageiros, shopping e hotel, em um equipamento que respeite as características ambientais e urbanísticas do bairro.
Desde que começou a ser concebido, passou por várias adequações. Inicialmente, seria construída uma ilha artificial e um molhe, que é um paredão que avança para o mar, que vira um cais e pode receber atracação de embarcações. Exemplificando de forma mais simples, é um “quebra-mar”. Um dos resultados colaterais desse quebra-mar seria a proteção da costa, em especial na região da Ponta da Praia, dos danos das ressacas. Na ilha, estavam previstas estruturas de um parque aquático e construções que podem abrigar hotel, negócios, shopping, restaurantes, estacionamento e outras opções de lazer e serviços.
Agora, o foco será no novo terminal de passageiros. Assim, Santos passaria a ter dois pontos de embarque e desembarque - ambos geridos pela iniciativa privada. Em abril de 2024, a Associação Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) autorizou a construção e exploração privada de uma Instalação Portuária de Turismo (IPTur) no local, colocando o Santos Vivo no holofote. Ou seja, um novo terminal de passageiros em Santos para o embarque, desembarque e trânsito de passageiros, tripulantes e bagagens, além de insumos para o provimento e abastecimento de embarcações de turismo.
Esse episódio conta a história de um personagem emblemático de Santos, chamado de maluco inúmeras vezes, mas que apesar de já ter realizando muito, segue sonhando.
Porque sonhos não envelhecem. E o Santos Vivo ainda vai ter muita história para contar.
✅ Nesse episódio você encontra
História de vida do Bayard Umbuzeiro
Informações sobre o Santos Vivo
Informações sobre a Transbrasa
Histórias de Santos
✅ Links citados no episódio
https://santosvivo.transbrasa.com.br/Home/DocumentoPortugues
https://investimento.turismo.gov.br/portuguese/santos-vivo/
Entre 1989 a 1992, atuou como vereador na Câmara Municipal de Santos e chegou a se candidatar ao executivo no ano de 2020, aos 80 anos, com um plano de governo que priorizava a empregabilidade, educação e segurança pública. Sempre defendeu estudos técnicos para mitigar adversidades e riscos. Em 2018, preocupado com o destino das atividades portuárias no Brasil, idealizou e coordenou a produção de um amplo estudo sobre o setor que culminou com a edição do livro “Em busca de um mar calmo”.
Seu principal empreendimento, a Transbrasa, teve início em 1974 como uma transportadora. Bayard Umbuzeiro inciou como gerente da empresa. Três anos mais tarde, virou diretor e, em 1980, proprietário. Esse passo trouxe uma nova era de pioneirismo para a Transbrasa, que passou também a operar armazenamento e desde então, deixa uma marca na região e no cenário econômico do país com uma mentalidade de liderança que une a experiência e o conhecimento com inovação e espírito empreendedor. A Transbrasa virou uma referência no porto de Santos com seus projetos em Tecnologia da Informação para a melhoria de resultados e produtividade. E tudo isso gerando impacto ao seu redor, porque foi uma das primeiras empresas da região a se conectar com as questões de ESG, com o uso racional de recursos e transparência nas suas ações.
Mas Bayard sempre pensou além do porto, trazendo inovação para a cidade. Foi pioneiro no segmento de TV à Cabo através da Santos Cable TV, que foi vendida para a Canbras. E desde os anos 2000, Bayard planeja e desenha o projeto Santos Vivo, um sonho ambicioso para a Ponta da Praia. Pensado para impulsionar a economia e o desenvolvimento, esse projeto une turismo e porto, as duas principais atividades da cidade. Seu objetivo principal é a diversificação de receitas nas atividades, com terminal de passageiros, shopping e hotel, em um equipamento que respeite as características ambientais e urbanísticas do bairro.
Desde que começou a ser concebido, passou por várias adequações. Inicialmente, seria construída uma ilha artificial e um molhe, que é um paredão que avança para o mar, que vira um cais e pode receber atracação de embarcações. Exemplificando de forma mais simples, é um “quebra-mar”. Um dos resultados colaterais desse quebra-mar seria a proteção da costa, em especial na região da Ponta da Praia, dos danos das ressacas. Na ilha, estavam previstas estruturas de um parque aquático e construções que podem abrigar hotel, negócios, shopping, restaurantes, estacionamento e outras opções de lazer e serviços.
Agora, o foco será no novo terminal de passageiros. Assim, Santos passaria a ter dois pontos de embarque e desembarque - ambos geridos pela iniciativa privada. Em abril de 2024, a Associação Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) autorizou a construção e exploração privada de uma Instalação Portuária de Turismo (IPTur) no local, colocando o Santos Vivo no holofote. Ou seja, um novo terminal de passageiros em Santos para o embarque, desembarque e trânsito de passageiros, tripulantes e bagagens, além de insumos para o provimento e abastecimento de embarcações de turismo.
Esse episódio conta a história de um personagem emblemático de Santos, chamado de maluco inúmeras vezes, mas que apesar de já ter realizando muito, segue sonhando.
Porque sonhos não envelhecem. E o Santos Vivo ainda vai ter muita história para contar.
✅ Nesse episódio você encontra
História de vida do Bayard Umbuzeiro
Informações sobre o Santos Vivo
Informações sobre a Transbrasa
Histórias de Santos
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https://santosvivo.transbrasa.com.br/Home/DocumentoPortugues
https://investimento.turismo.gov.br/portuguese/santos-vivo/
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