Centenário das Aparições de Fátima 1917 - 2017

192 Views
Published
As aparições de Fátima foram acontecimento marcante na Igreja Católica, não apenas pela importância que assumiram a inúmeras pessoas e pela sua extensa divulgação no mundo, mas também pela sua íntima ligação à mensagem evangélica, pela profundidade com que marcam a vivência da fé de muitos dos católicos e pelo alcance profético dos seus apelos. A Igreja confirmou que elas apresentam uma proposta credível e válida de concretização da vida cristã.
Com efeito, a mensagem de Fátima é eloquente para os crentes de todos os tempos; não ficou presa a uma época passada mas projeta um dinamismo para o nosso presente e abre horizontes de fé para o futuro da história humana. Uma vez que os acontecimentos de Fátima são um apelo à humanidade do nosso tempo, também a celebração do primeiro centenário procura ser mais um instrumento deste apelo atual. Não se trata, portanto, de assinalar simplesmente uma efeméride histórica, cujas repercussões se reduzem a um momento do passado.
Por isso, a celebração deste centenário é, antes de mais e sobretudo, um projeto pastoral, que privilegia o cariz espiritual e de reflexão da fé. Os seus objetivos são de caráter religioso, nas suas diversas vertentes; teológica, celebrativa, espiritual, catequética, dimensões, pessoais, comunitária e social.
O Papa Francisco fará uma curta visita a Portugal, centrada exclusivamente em Fátima, onde se deslocará como peregrino. Está previsto que chegue àquela localidade pelas 16h30 de sexta-feira, fazendo uma visita à Capelinha das Aparições pelas 18h15 e realizando a bênção das velas que antecedem a procissão nocturna, pelas 21h30. No dia 13, presidirá à missa das 10h, que incluirá a cerimónia de canonização de duas das crianças que dizem ter visto a Virgem Maria na Cova da Iria em 1917, Jacinta e Francisco Marto.
Category
PORTUGAL
Commenting disabled.