Albuquerque, 2017 05 28

135 Views
Published
Alburquerque é um município raiano da Espanha na província de Badajoz, comunidade autónoma da Estremadura. Tem área 725,1 km² de área e em 2016 tinha 5 436 habitantes (densidade: 7,5 hab./km²).

Alburquerque é caracterizado principalmente pelo seu poderoso castelo. A fortaleza, construída sobre uma crista afiada e rochosa localizada na Serra de San Pedro, domina a paisagem circundante à fronteira de Portugal e protege as pessoas que vivem do outro lado da colina. A paisagem, deslumbrante, pode ser vista a partir da sua localização formidável e são impressionantes as vistas. Em dias claros avistamos Badajoz, Elvas, Campo maior, Marvão e outros locais.

Em 1166, após a conquista de Évora por Geraldo Sempavor no ano anterior, o primeiro rei português, D. Afonso Henriques terá ocupado estas terras aos almóadas, bem como a região de Cáceres e Trujillo, que terão permanecido na sua posse até o «desastre de Badajoz» em 1170, quando o seu genro, Fernando II de Leão, em ajuda dos almóadas, impediu a toma da cidade. O território terá passado ao reino de Leão, mas em 1174 voltou às mãos dos almóadas. Foi só depois da batalha das Navas de Tolosa em 1212 que o rei Afonso IX teve a oportunidade de ocupar definitivamente Alburquerque em 1217 (ou 1218 segundo outros historiadores) incorporando-a ao reino de Leão antes da ocupação de Badajoz. Terá sido Alfonso Telles de Meneses a conquistar definitivamente esta região aos mouros em 1218 e começou a partir dai a organizar o seu repovoamento gradual.

Por casamento com D. Teresa Martins de Meneses, 5.ª senhora de Alburquerque, D. Afonso Sanches de Portugal (Nasceu em Cerva, Portugal a 24 de maio de 1289 - Faleceu em Escalona, Espanha a 02 de novembro de 1329) filho bastardo (depois legitimado em 8 de maio de 1304) e predilecto de Dinis I de Portugal, havido de Aldonça Rodrigues Talha, e pretendente ao trono português, foi senhor de Alburquerque. A ele se deve a construção do imponente Castelo de Albuquerque modificado mais tarde por D. Álvaro de Luna, mestre da Ordem de Santiago e condestável de Castela, entre 1445 e 1453.
Category
PORTUGAL
Commenting disabled.